Muitos empresários dedicam uma boa parte do tempo de suas vidas para fazer o negócio prosperar e render frutos. Durante esse percurso uma dúvida muito comum pode aparecer: afinal, qual é o valor da minha empresa?

É correto dizer que quase todos desejariam saber o real valor de mercado de seu negócio. O que muitos não sabem é que isso é possível utilizando o Valuation!

Nós da Agruppa vamos explicar o que é Valuation e quais seus principais conceitos, destacando a sua importância. Além disso, é essencial entender como é feito o cálculo, para que você mesmo possa fazer e assim conhecer o valor da sua empresa no mercado. Continue a leitura e saiba mais.

O que é?

Valuation é o termo em inglês que significa a avaliação do valor de uma empresa. Trata-se da maneira de calcular o valor aproximado de um negócio, somando o valor e a capacidade de retorno financeiro que ele oferece.

Com ele, é possível ter um número concreto que pode auxiliar nas tomadas de decisões importantes, como a abertura do capital, dados para buscar novos investidores e até a venda total da sua empresa.

Na metodologia do Valuation existem diversas técnicas que permitem uma avaliação mais segura do seu negócio. O cálculo do valor de mercado é um dos principais dados utilizados por investidores e é muito utilizado nas bolsas de valores.

Todavia, qualquer empresa pode fazer esse cálculo para ter um valor base, independentemente de tamanho ou setor. Porém, negócios recentes podem ter mais dificuldade pela falta de histórico.

Por que é importante fazer o Valuation?

O Valuation é importante para uma empresa por diversos motivos. Saber quanto vale o seu negócio é uma informação pertinente na hora de tomar decisões críticas. Outro ponto importante é que o Valuation ajuda na atração de investidores e possíveis sócios para sua empresa.

O que o Valuation pode oferecer para sua empresa:

  • Conhecer aspectos que a diferenciam no mercado e melhorar aqueles que são menos atrativos;
  • Permitir a negociação da participação societária de modo mais justo;
  • Ajudar na definição de estratégias ao conhecer a evolução dos números e resultados.

Sempre que alguém vai fazer um investimento ou compra de participação, o valor de mercado é uma das primeiras informações que são consultadas.

Como é feito o cálculo?

Empresas grandes ou pequenas, podem identificar o seu valor por meio das seguintes etapas:

  • Calcular o valor aproximado do fluxo de caixa para os próximos anos, ou seja, o que é recebido e posteriormente gasto;
  • Estipular uma taxa de desconto, identificando os riscos de investimento, tendo como base a bolsa de valores;
  • Somar os resultados aos valores presentes.

Ao calcular o Valuation de sua empresa e apresentá-la a um investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.

Pensar na sua empresa no futuro, entendendo o que ela já representa na atualidade para o mercado é uma forma inteligente de agregar valor e estar mais seguro da relevância que ela possui.

Gostou de saber mais sobre Valuation? Não deixe de compartilhar esse artigo para que mais pessoas descubram a importância em conhecer o valor da sua empresa!