Ter um RH otimizado é uma necessidade de muitas empresas, principalmente para pequenas e médias construtoras. A principal razão é o grande número de funcionários que são utilizados em obras. Além disso, quase sempre, o RH dessas construtoras são compostos por poucos funcionários que precisam cuidar de todas as demandas.

Nós da Agruppa selecionamos algumas dicas para que a operação do RH da sua construtora possa ter qualidade e agilidade. Com processos otimizados, além da economia de tempo você pode aumentar consideravelmente o rendimento dos colaboradores desse setor.

Continue a leitura e saiba como fazer!

Invista em treinamento de equipe

O primeiro passo para melhorar o rendimento do seu RH é investir na capacitação dos funcionários do setor. Tente manter sua equipe mais atualizada possível com cursos, palestras e convenções. Hoje em dia, com as plataformas de EAD, existem várias opções de cursos online que podem agregar bastante conhecimento.

Procure soluções tecnológicas

A tecnologia é capaz de tornar muitos processos do RH mais simples e rápidos. Existem vários sistemas que ajudam na gestão de cadastro de funcionários, controle de ponto virtual, gestão da folha de pagamento e de recrutamento e seleção de candidatos. Com essas funcionalidades você pode ter um grande ganho na eficiência dos processos e até uma redução de gastos.

Faça um planejamento para o RH

Para ter um RH organizado que possa render mais é preciso planejar. Caso seja necessário, faça uma avaliação profunda do setor revendo as funções de cada funcionário e as etapas de cada processo. Ao identificar os pontos que precisam de mudanças crie um plano de ação para colocá-las em prática.

Além disso, é preciso engajar a equipe ao máximo para que todo o planejamento seja executado. Para isso, faça reuniões recorrentes com os funcionários do setor para acompanhar o andamento do planejamento.

Estabeleça metas

Para que o RH possa produzir como o esperado é importante estabelecer metas para a equipe. Além de produtividade, as metas permitem uma avaliação dos resultados do setor. Para que todas elas sejam cumpridas e para engajar a equipe ofereça premiações como, dia de folga, jantares e até um adicional em dinheiro.

Crie um canal de comunicação dos outros setores da empresa com o RH

A comunicação do RH com os funcionários de uma empresa pode ser muito limitada. Isso fica ainda mais evidente no caso de construtoras que têm obras em diversas cidades e até outros estados. Para diminuir a possibilidade de erros por falta de comunicação crie soluções para informar a todos os colaboradores.

O mural é uma boa opção e pode ser fixada em locais estratégicos da obra, também é possível fixar avisos junto ao contracheque. Para quem busca por opções tecnológicas, o Whatsapp pode ser excelente canal de comunicação para o RH.

Caso sua empresa precise de uma ajuda maior para otimizar o RH uma ótima opção e terceirizar o setor. A Agruppa tem um conjunto de soluções que podem te atender. Entre em contato e solicite uma apresentação.