É correto afirmar que toda empresa quer contar com profissionais que possuam perfil adequado para exercer as funções exigidas. Entretanto, para algumas empresas essa é uma tarefa bastante difícil. Como encontrar o candidato ideal? Em quanto tempo consigo contratar um candidato para uma vaga? Como fazer com eficiência e ser assertivo na contratação? O recrutamento e seleção usa de várias técnicas e conceitos para diminuir a possibilidade de erros na hora da escolha de um profissional para sua empresa.

Muitas empresas optam por realizar os processos de recrutamento e seleção de maneira interna. Pensando nisso, selecionamos alguns pontos que podem ajudar na sua tomada de decisão em relação à escolha de um profissional com as características certas para o seu negócio. Além disso, daremos dicas para que tudo seja feito de forma eficiente e otimizada.

Continue a leitura e confira!

Trace o perfil desejado para os candidatos

O processo de recrutamento e seleção começa quando descrevemos as características que queremos do futuro colaborador. Faça uma lista com os principais atributos que ele deve possuir como escolaridade, experiência desejada, conhecimentos e cursos. É importante não esquecer de analisar pontos relacionados a personalidade como timidez, proatividade e criatividade. Para algumas funções essas características são essenciais na hora da escolha.

Faça a divulgação da vaga

Depois de traçar como deve ser o perfil do profissional escolhido, é preciso fazer a divulgação da vaga. Essa é uma etapa muito importante para o processo de recrutamento e seleção, pois, nela vamos captar as pessoas interessadas. Por isso, é preciso fazer uma boa descrição do trabalho, dos conhecimentos desejáveis e do perfil escolhido como adequado. Feito isso, a divulgação pode ser feita em jornais, redes sociais, sites especializados e em órgãos como o SINE por exemplo.

Escolha os melhores candidatos para uma entrevista

Depois que a vaga for divulgada é esperado que apareçam muitos candidatos. Por isso, é necessário fazer uma triagem minuciosa dos currículos que foram enviados. Faça uma análise e veja se os candidatos atendem aos requisitos mínimos que foram estipulados por você na descrição da vaga. Assim, escolha os que mais se aproximam das exigências feitas e faça a convocação para uma entrevista.

Realize a entrevista e faça sua escolha

Você pode realizar as entrevistas com os candidatos de várias maneiras. É possível elaborar dinâmicas, testes ou diálogos individuais. Monte um roteiro com o que deve ser perguntado e faça perguntas objetivas. Tire possíveis dúvidas e avalie se o perfil do candidato corresponde ao desejado pela empresa. Desta forma, você poderá selecionar os que se encaixaram melhor com as características básicas.

Caso você tenha alguma indecisão sobre os profissionais, é possível marcar outra entrevista para tirar as dúvidas que ficaram. Após todas as etapas realizadas, escolha o candidato que tenha o perfil mais próximo do desejado e o que mais agradou nas entrevistas. É importante enviar um agradecimento aos outros candidatos e armazenar os currículos em um banco para oportunidades futuras.

Para possuir um processo de recrutamento e seleção otimizado e mais assertivo você pode optar pela terceirização. Conheça os serviços de RH e departamento pessoal da Agruppa e saiba como a nossa equipe pode ajudar a sua empresa.