Uma das lições mais valiosas no mundo dos negócios é que para toda empresa crescer e se desenvolver, é de suma importância que se trabalhe com metas. Porém, mais importante que ter planos ambiciosos para o sucesso do seu empreendimento, é fazer com que eles sejam realistas, entendendo onde realmente sua empresa pode chegar.

Usando a clássica metáfora de engrenagens, sabemos que uma empresa é composta por peças de vários tamanhos e que cada uma delas precisa estar em perfeita sincronia para o funcionamento da máquina. Então, de quais maneiras o ambiente de trabalho pode colaborar para que os objetivos sejam realistas e, ao mesmo tempo, justos e satisfatórios para seus colaboradores?

Discutiremos isso logo abaixo.

Mantendo os funcionários comprometidos

Boa parte do dia de um funcionário, independente do seu nível hierárquico ou do seu ramo de trabalho, se estabelece dentro da empresa. São muitas horas dedicadas ao emprego e, para que seu esforço valha a pena, é preciso que ele esteja comprometido e empenhado nas suas tarefas. Tão importante quanto isso, é a orientação que o empresário fornece para que esse comprometimento continue existindo.

Para isso, é preciso estipular metas de produtividade em longo, médio e curto prazo. A importância dos prazos menores está ligada à intenção de manter o trabalhador focado no cumprimento de cada pequena tarefa sem perder o objetivo principal de vista.

Já os prazos mais longos são mais conhecidos pois é a partir da sua definição que se determina onde a empresa deve estar em alguns meses ou anos.

Trabalho integrado

Um time de colaboradores pode conter pessoas dos mais variados setores da empresa. Para que o atual objetivo seja cumprido com maior produtividade, não basta definir a grande meta da equipe, mas as metas individuais ou de cada pequeno grupo.

Tendo isso em vista, é preciso estabelecer que mesmo as produções individuais precisam ser complementares umas às outras, afinal estamos falando de um quadro de funcionários que trabalham visando objetivos iguais.

Gratificando a equipe

Por mais que o trabalho seja complexo ou que o prazo para determinada tarefa esteja curto, fornecer recompensas aos seus funcionários ajuda a tornar as tarefas menos árduas. Com um pequeno prêmio à vista, o trabalhador se compromete e entrega o melhor de si encorajando outros colegas no objetivo de cumprir uma meta com mais eficiência.

Reunindo com os colaboradores

Outra forma de manter sua equipe aquecida para o trabalho é fazer reuniões regulares com ela. Seja para traçar novos objetivos ou dar feedback do que já vem sendo produzido, é importante para que todos saibam do andamento de determinado projeto.

Além de oferecer doses de motivação para o time, o coordenador do projeto pode usar esse momento para tirar dúvidas e possivelmente redefinir prioridades. Contrariando o senso comum, a redefinição do fluxo de trabalho não deve ser vista como falta de planejamento, afinal qualquer negócio sofre com influências externas e pode ser preciso fazer uma reavaliação das tarefas mesmo durante sua execução.

Com isso, não apenas os chefes ficarão mais próximos da produtividade desejada, mas seu quadro de funcionários poderá trabalhar de maneira eficiente, tendo metas tangíveis para realizar o que for necessário.

Conclusão

Portanto, para que o desenvolvimento da empresa e o aumento da produtividade dos seus colaboradores aconteçam, é preciso foco, metas objetivas, integração do trabalho, gratificações à altura das tarefas realizadas, constantes feedbacks e reuniões com a equipe.

Quer ver mais conteúdo desse tipo por aqui? Siga a Agruppa nas redes sociais e fique por dentro das novidades do nosso blog.