Todo lojista deve estar atento às taxas e tarifas cobradas em suas vendas. Nas transações envolvendo cartões, a MDR é uma das taxas que deve ser acompanhada de perto. Neste artigo vamos explicar o que é a MDR e como ela funciona. Continue a leitura e saiba mais.

O que é MDR?

A MDR (Merchant Discount Rate) é a Taxa de Administração cobrada pelas administradoras de cartões de crédito ou débito. Sempre que uma transação é realizada por meio de cartões, um percentual do total da venda será deduzido como remuneração do serviço prestado pela administradora.

Os valores deduzidos permitem que ela mantenha o serviço de administração e suporte destes meios de pagamento.

Como a MDR é composta?

A MDR é uma composição de percentuais que remuneram cada parte da cadeia de prestadores de serviços envolvidos:

  • Tarifa ou % da Bandeira: é o montante que remunera as empresas detentoras das “marcas” dos cartões. Por exemplo, Visa, Mastercard, American Express, Etc.
  • Tarifa ou % da Administradora: é o montante que remunera a empresa que é o mediador do pagamento através das máquinas de cartões.
  • Tarifa ou % de Intercâmbio: é o montante que remunera o banco emissor do cartão do cliente.

Dentre as tarifas, a Taxa de Intercâmbio é a mais normatizada, obedecendo inclusive, à parâmetros determinados pelo Banco Central, conforme circular de 2018:

“Art. 2 º — Nos arranjos de pagamento de que trata o caput do art. 1.º, ficam estabelecidos os seguintes limites máximos relativos à tarifa de intercâmbio:

I — 0,5% (cinco décimos por cento) para a média da tarifa de intercâmbio, ponderada pelo valor das transações;

II — 0,8% (oito décimos por cento) como valor máximo a ser aplicado em qualquer transação”.

Avaliando as empresas e as taxas de MDR

Por norma, quanto maior o prazo de recebimento, maior a MDR aplicada nas transações. Logo, de uma maneira geral, as taxas de débito são sempre menores que as de crédito. Hoje, existem diversas empresas e opções de máquinas, inclusive máquinas sem taxa de anuidade.

Dessa forma, o lojista não deve deixar de adquirir uma para o seu estabelecimento. Para isso, pesquise e saiba quais empresas aplicam as menores taxas MDR, e fique de olho na taxa de adiantamento e outros juros simples e compostos que possam existir.

Outro fator que também deve ser analisado é se a máquina de cartão daquela empresa se ajusta às suas necessidades. É importante verificar o prazo de pagamento, quais outros serviços também são ofertados e se a máquina possui aluguel.

Vale lembrar que a MDR pode variar de acordo com a atividade do seu estabelecimento. Muitas empresas dividem seus negócios em nichos, para terem tarifas mais acessíveis, por exemplo, um restaurante popular não vai pagar a mesma MDR que uma loja de luxo em um shopping.

Então, qual a influência da MDR no seu negócio? Entre em contato conosco e conte para nós. O seu comentário é valioso! Siga também a Agruppa nas redes sociais.