Administrar uma empresa demanda conhecimento em diversas áreas. As rotinas administrativas são de suma importância para que o negócio possa crescer de forma saudável. Entre elas, o fluxo se destaca por ser importante para o planejamento e controle financeiro da empresa.

Por isso, selecionamos alguns pontos que vão te mostrar como ele pode ser importante para a sua empresa. Além disso, daremos os principais conceitos do fluxo de caixa.

Leia o texto e confira as dicas.

O que é fluxo de caixa?

Em uma empresa, diversas transações são realizadas ao longo do mês. Existem contas a pagar, valores a receber, despesas, entre outros. Por isso, surgiu a necessidade de controlar todas essas operações. A organização destes valores, positivos e negativos, evoluídos a partir de um saldo inicial dá forma ao Fluxo de Caixa.

Além disso, o fluxo de caixa tem enorme significância na hora de tomar decisões importantes. Afinal, uma de suas funções é projetar o saldo financeiro para que exista continuidade no capital de giro da empresa. Desta forma, é possível criar uma previsibilidade para aplicações futuras.

Como funciona?

Explicando de forma simples, o fluxo de caixa é a documentação das entradas e saídas de recursos da empresa. Sobre os recebimentos, podemos dizer que são os resultados de vendas, aplicações, rendimentos e qualquer outra forma de entrada de recursos. As saídas são os pagamentos que podem ser classificados em diversas categorias como impostos, despesas, salários, fornecedores e outros eventuais custos.

Desta forma, é possível subtrair os recebimentos pelas despesas e obter o saldo positivo ou negativo. Hoje em dia, existem várias formas de realizar o controle do fluxo de caixa, inclusive com a ajuda de softwares especializados. Muitas empresas optam por terceirizar esse serviço para otimizar os processos e gerar maior economia de tempo.

Como ele pode ajuda minha empresa?

O fluxo de caixa pode ser muito útil para sua empresa em diversos aspectos. O principal deles é no que se refere a organização do seu negócio, já que nele está tudo que entrou e saiu das finanças. Outro ponto importante é que ele dá previsibilidade, que é essencial na hora de realizar investimentos, compras ou mesmo uma ampliação do próprio negócio. Com ele, é possível fazer uma melhor análise da saúde financeira da sua empresa.

Para fazer o fluxo de caixa da maneira correta é necessário empenho e bastante rigor. Todos as movimentações feitas devem ser incorporadas aos registros para que o resultado seja exato. É normal que muitos administradores tenham dificuldades em fazer o controle do fluxo de caixa. Por isso, contar com uma empresa especializada pode ser a melhor opção, já que elas possuem profissionais experientes que têm facilidade em realizar esse tipo de operação.

Nós da Agruppa podemos te ajudar não apenas com o fluxo de caixa, mas, também com todas as suas operações financeiras. Conheça o nosso serviço de tesouraria e tenha tempo para focar na estratégia da sua empresa.