Quem tem um negócio, independentemente de ser uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, sabe que os gastos são inevitáveis. Durante um mês são vários, como água, luz, fatura de internet, folha de pagamento dos funcionários, entre outros. Eles são exemplos de despesas incorridas.

Durante o artigo iremos te explicar o que são as despesas incorridas e como elas podem afetar o seu negócio. Entenda!

Despesas Incorridas

As despesas incorridas são os gastos registrados exatamente no período em que eles ocorrem. Ou seja, se o serviço foi consumido em determinado mês, a fatura cobrada será do mês, em questão. Isso, independentemente da data do pagamento agendado.

Elas possuem relação direta com o regime de competência, princípio da contabilidade que impõe a obrigatoriedade no registro de receitas e despesas dentro do período de competência. Como ressaltado, pagamento de funcionários e conta de luz podem ser exemplos de despesas incorridas, já que são registrados em um mês e pagos no início do mês seguinte.

Função

A principal função das despesas incorridas é promover uma organização financeira empresarial mais efetiva e fazer a previsão de futuros gastos financeiros. Isso faz com que o controle de finanças fique bem organizado.

Elas devem ser registradas no momento exato em que o serviço foi realizado, com o pagamento podendo ser efetuado meses depois do registro.

Com isso, o valor da obrigação financeira futura permanece no passivo da empresa, até que ele seja efetuado. As organizações empresariais conseguem administrar melhor seus gastos e se preparar financeiramente para as obrigações futuras.

As Despesas Incorridas, as divisões e as implicações nas empresas

Dentro de uma empresa, os gastos são os mais variados, seja ele de forma direta ou indireta. O intuito é obter lucro, ou seja, gerar receita para o seu negócio.

O ativo e o passivo da empresa costumam sofrer mudanças quando as despesas incorridas ocorrem. Por isso é importante conhecer a denominação dos lançamentos ativos e passivos.

  • Ativo: são denominados como ativos todos os ganhos financeiros, recursos, aplicações, bens e direitos da entidade empresarial, que venham a existir tanto no presente, quanto no futuro.

Quando as despesas são registradas normalmente, diminuem o ativo da empresa. Nos casos das incorridas, diminuem os valores monetários do ativo na data em que ocorrer o pagamento das obrigações.

  • Passivo: o passivo registra as dívidas e obrigações da empresa. Quando ocorre uma despesa, o passivo aumenta. No caso específico das incorridas, os valores monetários envolvidos são registrados no passivo, somente quando as obrigações da empresa são quitadas.

Agora você empresário já entende melhor o que são as despesas incorridas e como elas são aplicadas dentro do seu negócio. É importante que você aprenda e tenha esse conhecimento em mente, para obter bons resultados em termos profissionais.

A folha de pagamentos está ligada diretamente às despesas incorridas. Para te ajudar a obter um maior conhecimento na área, a Agruppa disponibiliza o Guia Completo da Folha de Pagamento e Benefícios. Ele está disponível em nosso site e é fundamental para você, empreendedor. Adquira habilidades e competências!